Movimentos Apostólicos no Campo de Besteiros

Centenário:

100 anos de Vida do Centro do Apostolado da Oração

na Paróquia de Campo de Besteiros

Faz 100 anos de vida*, no dia 8 de Julho, o nosso Centro do Apostolado da Oração da Paróquia de Santa Eulália - Campo de Besteiros. Foi precisamente no dia 8 de Julho de 1919 que, a pedido de um grupo de fervorosos paroquianos, animados pelo pároco de então -  o padre José Lopes d’Almeida e Vasconcelos, foi “Agregada” ao Apostolado da Oração a Paróquia de Santa Eulalia de Besteiros, como consta do Diploma de Agregação que se encontra na sacristia e que é assinado pelo director diocesano que era também Vigário Geral, António Marques de Figueiredo, no tempo do papa Bento XV. O mesmo Sumo Pontífice, a pedido da então Presidente do Centro, em 22 de Maio de 1921 concede a todas as Zeladoras e Associados a sua Bênção Apostólica, como consta do documento próprio guardado no Arquivo Paroquial.

O ano de 1920 terá sido o ano de arranque do Centro do Apostolado da Oração da Paróquia; esta contava, então, com  1085 cristãos, dos quais 839 se inscreveram neste movimento, naquele ano. Há 100 anos!

Duarante 100 anos, vividos sempre com o desejo e empenho de, na paróquia, se fomentar a Oração e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, houve tempos de grande espiritualidade.

Hoje, com gratidão, queremos agradecer aos corajosos fundadores e a todos quantos, nestes 100 anos, lhe deram vida, o mantiveram activo e fecundo, procurando sempre que os seus membros ou associados vivessem os seus compromissos.

Pela distribuição mensal das pagelas é lembrado o oferecimento diário das obras do dia e a oração pelas intenções do Santo Padre, mas também é constantemente lembrada a vida Eucarística e de Oração, a Celebração da Festa do Sagrado Coração de Jesus, o cumprimento das 9 primeiras sextas-feiras e a Comunhão reparadora dos Primeiros Domingos do mês.

Obrigada Jesus, por tudo quanto o A.O. fez ou realizou nestes 100 anos de Vida, na nossa Paróquia. Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino!

Felícia Lufinha

Presidente do Centro de 2002 a 2019

* Temos duas referências, não totalmente coincidentes, sobre o início do A.O. na paróquia: a primeira que encontrámos vem referida no Boletim Paroquial de Dezembro de 2002 e apresenta a data de 8 de Julho de 1920 como a data da fundação; a segunda consta do Diploma de Agregação referido, com a data de 8 de Julho de 1919. O certo é  que estamos a viver o Centenário Jubilar da fundação do Apostolado na nossa Paróquia. Louvemos o Senhor!

Actual Direcção (desde 24-11-2019):

Presidente: Cristina Marília Pereira Gomes Abrantes

Secretária: Maria Fernanda Sousa Alves

Tesoureira: Maria Júlia Gomes Lemos

Vogais: - Maria Isabel Marques Rebelo

- Maria da Glória Duarte C. Brás

Apostolado da Oração (Link).

apostolado da oração NOVO para APRESENT (1).pptx

• Visualizações: 453